quarta-feira, 14 de setembro de 2011

terça-feira, 12 de abril de 2011

Os 30

E eles estão chegando... Os tão esperados 30! Uma nova década que marca o adeus à juventude das atitudes justificadas pelos tais 20 anos. Juventude que continua sim, na cabeça e no espírito.

Mas há coisas que têm que cessar e é bom que não mais nos acompanhem numa nova etapa de vida. Não há mais espaço para gastar nosso escasso tempo livre com quem não nos sentimos bem. Chega de cometer erros infantis e insistir nos padrões de atitudes que nos machucam e diminuem nossa autoestima.

É a década da abertura responsável e objetiva para a vida, pois agora, mais do que nunca, cada ano vale mais. Eu já reparei que as pessoas com mais de trinta anos tem um poder interior, uma segurança no olhar, uma certeza no riso que raramente se encontram nos classificados como jovens. E eu sei que isso tudo é natural da maturidade que vem com nossas experiências.Acho que depois dos 30, as próprias pessoas passam a se levar mais a sério e a respeitar quem são pelo que são.

Vocês, meus caros amigos e familiares, sabem que para mim cada aniversário é importante.

Eu me renovo a cada 5 de maio, faço da data um ritual com promessas e realmente acredito que meu ano pessoal começa ali. Como agir diferente quando uma nova década se inicia? E não é qualquer década, é a década dos meus 30 anos!

A partir daqui, os 40, 50, 60, 70 serão só consequência do passar dos anos e terão sim sua importância, mas os 30... ah, não venham me dizer que eles não são diferentes. Quando fiz 20 anos comemorei como qualquer outro ano e quando fizer 40 deverá ser assim, mas os trinta... eles são especiais.

É a década que conservamos nossa vitalidade e beleza antes que os anos comecem a marcar nossa face e corpo com mais força. É a década que ainda podemos – os solteiros – pensar em nós mesmos sem sermos chamados de egoístas. É a década que nos prepara para as demais que virão e nos exigirão doses extras de maturidade, serenidade, paciência, competência, amor ...

Eu vivi tão intensamente meus 20 anos, construí, conquistei e fiz tanta coisa que não acredito que eu vá sentir falta deles. Eu vou me despedir com um profundo sentimento de gratidão e com a certeza de que outros maravilhosos dez anos virão para me ajudar na busca por ser melhor, sempre.

A cada um de vocês meus amados familiares e amigos, obrigada por tudo o que foram para mim nessa década que se vai. Sei que estaremos juntos nesses anos que chegam e é essa certeza que mantém meu sorriso no rosto e alegria na alma para acolher os meus trinta anos.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Ventania

Os últimos trinta dias passaram por mim como uma ventania. Não foram suaves como uma brisa, nem tão fortes como um furacão, mas mexeram; provocaram mudanças importantes e iniciaram processos de avaliação pessoal diferentes dos que conhecia.

Eu pedi, na verdade admito que implorei, à vida por uma nova chance. Uma outra oportunidade de me sentir novamente viva na profissão. Aprender. Como eu queria, como eu quero! E que lindo é ver os desejos se tornarem realidade bem diante de nossos olhos.

Tinha esquecido como era o clima de expectativa em um ambiente de trabalho novo. Já não lembrava como era poder chegar ao fim de cada dia e contar os progressos. A fase em que até os fracassos tem valor especial no caminho. Acordar e pular da cama (mesmo que às 3h15), na expectativa do dia que vem pela frente.

Mais uma jornada; com seus desafios a vencer. O vento sopra, bagunça o cabelo, joga areia nos nossos olhos; tira a ordem das coisas. Invisível, a ventania passa por nós para provocar. E como resposta a tudo, apenas confesso que estou gostando de estar descabelada, com o olho cheio de terra e uma mão na saia.

domingo, 5 de dezembro de 2010

Obrigada

(mensagem de despedida enviada a todos os meus BAND-Companheiros)

Quantos “obrigadas” eu teria que dizer para agradecê-los por tudo?
Quantos longos abraços em cada um de vocês para expressar minha gratidão?
Foram dois anos na BandNews FM de Porto Alegre e agora, ao completar 2,5 anos aqui na BandNews Brasília, é hora de deixar a casa onde formei uma verdadeira família para aprender em outro lugar.
Levo no peito o orgulho de ter visto e participado do nascimento desta grande emissora, com pessoas e profissionais maravilhosos. Saibam que cada um de vocês vai comigo nas lições que me ensinaram.
Eu costumo dizer que terei que viver muitas vidas só para agradecer pelas pessoas lindas que apareceram em meu caminho. Pessoas lindas como vocês!
Foi hoje, no meu último dia na BandNews, que descobri que nosso lema: “em 20 minutos, tudo pode mudar” não é verdadeiro. Sabem por quê? Porque meu sentimento em relação a vocês não mudará JAMAIS.
A todos, um LONGO e FORTE abraço e um eterno MUITO OBRIGADA!
Roberta

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Longe

Às vezes sinto que preciso ir longe para chegar mais perto de mim.
Onde estará minha razão, meu coração, minha dor e minha felicidade?
Para aonde foram?
Se aqui não encontram morada, eu não os culpo.
Penso que talvez vaguem pelos lugares onde estive.
Também imagino que possam estar em cantos jamais visitados.
E como posso eu viver sem eles?
Enquanto meu corpo fica deixo minha alma vagar.
Assim, pelo menos, um deles VIVE!

domingo, 14 de novembro de 2010

Sol e Chuva

Olho pela janela e vejo a chuva cair.
Constante; mansa.
Aqui dentro?
Faz sol em mim.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Só faltava essa

Há alguns meses meus alunos na Atlantic Idiomas fizeram uma piada com um colega comparando-o com um tal Justin Bieber. Como eu nunca tinha ouvido falar na criatura, apenas imaginei que fosse alguém abominável tal a reação do meu aluno à brincadeira dos colegas. Depois do fato, fiquei sabendo que se tratava de um cantor mirim que era “um sucesso” com a garotada. A julgar por meus alunos adolescentes, nem tanto.

Nos últimos tempos as notícias sobre o mini-cantor viraram sim um hit nos sites, mesmo aqueles considerados “respeitáveis”. As manchetes: Justin Bieber chora ao reprovar no teste de direção. Justin Bieber se envolve em uma briga. Apaixonado, Justin Bieber paga para garota acompanha-lo em turnês. Justin Bieber pensa em raspar o cabelo para o próximo álbum blablablablabla.

Hoje, no entanto, fiquei chocada com a manchete: Divulgado trailer de filme sobre a vida de Justin Bieber. Que vida?? Este menino tem 16 anos e fazem um filme sobre “a vida dele”?

Edith Piaf teve um filme sobre sua vida feito mais de 40 anos após sua morte. Cazuza mais de vinte. Michael Jackson também precisou morrer para isso, apenas para citar poucos míseros exemplos já que eu poderia seguir na lista de celebridades reais, dignas de que filmes sejam feitos sobre suas vidas.

Acho que este Justin Bieber talvez venha a fazer algo que justifique um filme sobre a vida dele mas, meus amigos, este rapazinho tem uma vida inteira para provar que merece.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Parasita

Alguma vez na sua vida você já quis tanto uma coisa que não conseguiu agir? Como se estivesse paralisado? Como se tentasse reunir as forças para sair de onde está mas tudo em vão?

Eu sei exatamente o que quero. Tenho um plano em minha mente para fazer tudo funcionar e, ainda assim, não consigo me mexer. Parece que algo me prende, sinto dois grandes braços a pressionar meus ombros e a me manter onde estou.

Sei que para conquistarmos nossos objetivos é importante manter a máxima popular do “um passo de cada vez” mas e quando não é possível andar e não se sabe o porquê? Começo a questionar o plano traçado e a tentar perceber onde está o erro. Ainda não consigo ver.

Sigo sem poder me mexer. Parada. Observo meus pensamentos. Traço um novo plano e nada acontece. Ainda estou no mesmo lugar.

Letargicamente me alimento de meus ideais.
Parasita em mim.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Pedi socorro

As críticas são ingredientes necessários na receita do crescimento pessoal e profissional. Sem uma avaliação criteriosa e pontos de vista externos é difícil desenvolver nossas habilidades a pleno contento. Tudo porque os outros nos enxergam de uma forma diferente e, por vezes, mais real do que nós mesmos conseguimos nos ver.

Nós jornalistas, temos nossos nomes, vozes e rostos expostos diariamente por força de nosso trabalho e, talvez por isso, entramos num processo sem fim de críticas e avaliações vindas de fora. Somos habituados a isso; é parte de nosso “DNA profissional”, se assim posso definir.

Infelizmente nossos leitores, ouvintes e telespectadores às vezes cruzam a linha entre a crítica e a ofensa, chegando ao extremo de nos perseguir de forma implacável até que precisamos tomar uma atitude. Como a que eu precisei tomar.

Entrei numa delegacia na sexta-feira passada (15/10) pela primeira vez para fazer uma denúncia. O denunciado? Um ouvinte.

Em fevereiro de 2009, comecei a receber mensagens ofensivas no e-mail do ouvinte da BandNews FM. Os textos não faziam referência ao meu trabalho, a maneira de eu entrevistar, chamar repórteres, editar um texto; nada disso. A razão da ira do ouvinte era a minha voz.

Inicialmente ele dizia que eu falava como uma prostituta. Depois, os insultos passaram a ser tão baixos que chegavam a provocar risos em mim, e em qualquer pessoa que lesse as mensagens, tamanho o absurdo das palavras usadas. Ainda em fevereiro do ano passado, após cerca de um mês de mensagens ofensivas lidas e deletadas, decidi escrever para Luiz Claudio de Souza. O nome ele completo eu sei porque a ira dele era tanta, que ele usava o e-mail corporativo para me atacar. O local de trabalho? Secretaria de Fazenda do Distrito Federal.

Na minha mensagem eu basicamente disse a ele que críticas ao meu trabalho seriam sempre bem-vindas, e me faziam crescer. Entretanto as ofensas que ele desferia nada acrescentavam uma vez que eu não posso mudar minha voz, que é meu instrumento de trabalho. Ele parou por alguns dias e então, voltou a escrever. Foi então que o André Giusti, Chefe de Reportagem da BandNews FM, respondeu dizendo para que me respeitasse e cessasse com as ofensas. Não adiantou. Só aí, o senhor Luiz Claudio de Souza resolveu criar uma conta no Gmail para continuar a me atacar. As ofensas eram as mesmas e o estilo também igual: sempre em caixa alta e com muitas exclamações como se estivesse gritando comigo.

A periodicidade dos ataques variava. Por vezes se estendiam por uma semana e depois paravam por um ou dois meses e voltavam. Entretanto, nos dias que este senhor decidia me apunhalar eram oito, dez, até vinte mensagens seguidas, uma atrás da outra, cheias de palavrões direcionados a mim.

Em março ou abril deste ano, não lembro bem, em conversa informal com um adogado que namorava uma grande amiga, contei a história. Fui aconselhada a guardar toda e qualquer mensagem, tudo o que servisse de prova. Não fui difícil resgatar algumas das mensagens na lixeira do e-mail da Band, infelizmente nem um terço delas. Imprimi tudo o que consegui achar, dentre as mensagens, duas com o e-mail corporativo deste senhor. Os e-mails ficaram guardados numa pasta na minha gaveta e se somaram a outros que vieram ao longo do ano mas na quinta-feira passada precisei tomar uma decisão drástica.

Depois de meses, ele estava de volta. Mais agressivo do que nunca. A gota d´água foi um e-mail de duas páginas cheio de um único palavrão direcionado a mim. Fiquei chocada com a demência deste homem. Um fiscal tributário, concursado que um ano e oito meses depois dos primeiros ataques, ainda agia e, agora, de forma mais violenta. Qual seria o próximo passo? Do que uma criatura como essa é capaz? Não quis esperar para ver e fui à delegacia acompanhada de meus queridos e grandes amigos Adriano Oliveira e Iara Lemos e a pasta com cópias dos e-mails embaixo do braço. Tenho todos os originais guardados e outras cópias feitas como garantia.

Agora ele tem uma denúncia por injúria e perturbação no ambiente de trabalho e vai ter que, no mínimo, se apresentar em uma delegacia para se explicar. A Michelle Mattos, minha amiga e chefe, também tomou uma atitude. Ligou para a Corregedoria da Secretaria de Fazenda e também falou com o diretor de Recursos Humanos. Ele ficou de dar uma resposta em até 15 dias obre alguma atitude a ser tomada. Se isto não ocorrer, se nada for feito a respeito de tudo, meu próximo passo é fazer uma representação formal junto à Corregedoria para que o senhor Luiz Claudio de Souza responda a um processo administrativo disciplinar que pode resultar na perda do cargo público que exerce.

Eu sou Paz no nome e nas minhas atitudes, evito o conflito a todo custo; fujo de discussões. Entretanto, como dizem por aí: dou um boi pra não entrar numa briga, mas uma boiada pra não sair dela!

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Deboche!

O povo do Distrito Federal pode estar prestes a levar mais um tapa na cara. Forças obscuras da política local tentam mais uma vez trocar o candidato a governador da coligação Esperança Renovada.

Depois da dança das cadeiras entre Joaquim Roriz e sua esposa Weslian, do baú das bizarrices da campanha pode sair Alberto Fraga para concorrer. A menos de DUAS semanas do segundo turno das eleições!!

A reportagem do jornal Correio Braziliense de hoje traz o assunto como uma das últimas articulações do grupo. Isto é escárnio, é deboche, é um CUSPE na cara do eleitor do DF que já não agüenta mais esta recorrente falta de respeito! Não pelo Fraga ou pela coitada da Dona Weslian, que foi jogada nesta campanha, mas é um deboche pela falta de critério, por causa da luta animal pela manutenção do poder neste Distrito Federal tão castigado por anos de corrupção e por um escândalo que envolveu um terço da Câmara Legislativa e culminou com a cassação de um governador. O povo daqui está com a auto-estima política devastada.

Antes do chamado Mensalão do DEM defendíamos, e eu me incluo sim entre estas pessoas, que o problema de Brasília estava na Esplanada dos Ministérios e não na cidade em si.

Infelizmente, depois de tudo precisamos admitir que o problema está em todos os lugares. Infiltrado em todas as esferas do poder no Distrito Federal: Executivo, Legislativo e Judiciário. E aí, quando chega o período eleitoral, quando os cidadãos têm a chance de tentar reverter nas urnas o que se estabeleceu, eles não conseguem sequer saber quais são de fato suas opções. O que se apresenta aqui não são duas vias, e sim uma!

Em entrevista à BandNews FM há pouco, Fraga disse que se fosse convidado, aceitaria substituir Weslian na chapa com Jofran Frejat. O governador Rogério Rosso, peemedebista que rompeu com o partido e se bandeou para o lado dos “horrorizes”, disse ao nosso repórter que estava “brincando” quando perguntou a Fraga se ele aceitaria concorrer a duas semanas do pleito.

É brincadeira mesmo, é deboche! Não é possível pensar que as pessoas que tenham conseguido preservar o mínimo de auto-estima política e cidadã possam considerar votar em uma coligação que cospe na cara do eleitor!